Jejum Intermitente: 🍽 O Que Você 👇 Precisa Saber Para Começar!

sponsored

Olá, tudo bem? Nesse artigo vou lhe explicar quem pode praticar jejum intermitente e algumas orientações de como começar.

Por experiência pessoal e muitas pesquisas indexadas, afirmo que, esse tal do “Jejum Intermitente” funciona mesmo! Jejuar não é fácil no começo.

sponsored

Contudo, em minha opinião – se você pode –  vale muito a pena praticar porque depois que seu corpo se acostumar, não existe NADA mais PODEROSO do que o incrível Jejum Intermitente combinado com uma BOA ALIMENTAÇÃO.

Todos os dias milhares de pessoas navegam pela internet a procura de alguma coisa “milagrosa” que faça com que elas percam o excesso de peso no menor tempo possível e sem exigir qualquer esforço. Afinal, o que tem de errado em querer perder uns quilos e continuar comendo aqueles produtinhos industrializados todos os dias da semana, não é mesmo?

Bom, se essa é a vida que você deseja levar, siga em frente, opções não faltam; você pode escolher desde chás e receitas mais caseiras, até cápsulas, tratamentos estéticos e cirurgias que te prometem o corpo dos seus sonhos por um precinho insignificante.

Eu, não estou alegando que esses métodos não funcionem, alguns até funcionam e você consegue perder um pouco de peso, mas ao mesmo tempo, VOCÊ também acaba se tornando uma refém. Já pensou nisso?

Quero dizer: No momento que abandonar o uso da cápsula, ou, não puder mais pagar por uma sessão de estética, por exemplo. O que será de você? Será necessário aceitar que voltará a engordar até encontrar um “novo método” que lhe prometa os mesmos resultados milagrosos?

Sabe por que nenhuma dessas alternativas podem ser consideradas soluções definitivas? O motivo é que elas não são capazes de tocar na raiz do problema e acabar de vez com a obesidade, a questão é o controle dos hormônios do seu corpo.

Veja bem, o excesso de peso está relacionado a uma produção de hormônios que favorecem esse cenário onde o corpo só estoca mais gordura a cada dia que passa, e essa produção de hormônios só pode ser alterada se você fizer duas coisas:

  1. Manter uma alimentação saudável, com comida de verdade, que nutre seu corpo!
  2. Realizar menos refeições por dia e comer apenas quando sentir “fome de verdade”.

E adivinha só qual é o único método capaz de proporcionar um equilíbrio hormonal para que seu corpo queime gordura e se mantenha para sempre no peso ideal? Ele mesmo, o jejum!

E o mais interessante, é que o jejum é gratuito e está sempre a sua disposição, podendo ser aplicado sempre que você considerar necessário. Aliás, se você deseja se manter no peso ideal e ser uma pessoa saudável, mantenha o jejum intermitente como parte comum da sua rotina.

Se você chegou até aqui, deve ter ficado muito interessada, mas, agora está cheia de perguntas a respeito do jejum e nós vamos te ajudar com isso tudo bem? Depois de terminar a leitura você já poderá introduzir o jejum em sua vida.

O que é Jejum Intermitente?

Jejuar é um ato voluntário onde uma pessoa fica sem comer por algum tempo. O jejum intermitente é um modelo curto de jejum que pode durar de 14 à 36 horas.

Quando você coloca o seu corpo no estado de jejum, a insulina fica baixa e isso permite que o seu corpo acesse a gordura armazenada, e sempre que você faz uma refeição, a produção de insulina aumenta, impedindo que o seu corpo continue queimando a gordura.Ou seja, se você ficar comendo o tempo todo, o seu corpo vai estar sempre armazenando mais e mais gordura, e nunca terá a chance de queimar o excesso. Agora você consegue entender por que não existe nada mais eficiente que o jejum?

Resumidamente, se o seu desejo é perder peso, deve entender que seu objetivo é manter a insulina baixa durante a maior parte do dia e para isso, basta ficar sem comer por 14 horas ou mais (sendo que o corpo só entra no estado de jejum a partir de 12 horas).

Para te ajudar vamos deixar aqui uma orientação básica para que você possa aplicar o jejum imediatamente se assim desejar. Vamos lá!

1º- Você pode jejuar?

Antes de querer colocar o jejum em prática, é importante você saber que o acompanhamento médico é indispensável, e mesmo sabendo que o jejum é uma prática saudável, ele não é indicado para pessoas que estejam em qualquer uma das seguintes situações:

  • Querendo engravidar, grávida ou lactante
  • Infecções crônicas graves
  • Criança ou Adolescente
  • Pessoa Muito Idosa
  • Fadiga crônica
  • Faz tratamento com remédios
  • Esteja estressado (a)
  • Problemas com sono
  • Fadiga adrenal
  • Desequilíbrios hormonais
  • Inflamações e/ou infecções no estomago
  • Distúrbios alimentares (anorexia ou bulimia)

Caso você não se enquadre em nenhum dos casos acima, já conversou com seu médico e foi liberado(a), poderá praticar o jejum normalmente.

Obs.: Provavelmente você pode jejuar, mas pode precisar de supervisão médica, nessas condições:

  • Se você tem diabetes mellitus – tipo 1 ou tipo 2 .
  • Se você toma medicamentos prescritos.
  • Se você tem gota ou alto teor de ácido úrico.
  • Se você tiver alguma condição médica séria, como doença hepática, renal ou cardíaca.

2º- Mude Sua Alimentação

O seu desejo de perder peso deve ser maior e mais forte do que a sua vontade por comida industrializada, senão, ao tentar aplicar o jejum, tudo vai ficar mais difícil e o resultado será mais demorado, e tudo isso sem necessidade não é?

Não precisa ser radical, mas evite ao máximo os carboidratos refinados e alimentos processados como: pães, salgados, massas, leite, biscoitos, refrigerantes, sorvetes, comida congelada, doces, entre outros.

Além disso, assim que possível, recomendamos que você deixe também de consumir qualquer produto que contenha glúten (substância altamente inflamatória) que faz você engordar, causa infertilidade e problemas de acne, etc.

Inclua sem medo todo tipo de vegetais em todas as refeições, boas fontes de gordura como: azeite extra virgem, óleo de coco, manteiga, banha de porco, carnes que não foram processadas, frutas com moderação e abuse da água durante todo o dia!

3º- Comece a Praticar

Depois que você estiver seguindo uma alimentação mais nutritiva por mais de 4 semanas, você já pode inserir o jejum em sua rotina, comece com o período mais curto de 14 horas seguidas sem comer.

Para facilitar sua vida, sugerimos que você pule o jantar e use sua noite de sono como parte do jejum, assim você só ficaria sem comer durante 6 horas enquanto estiver acordada.

Quando for quebrar o jejum, não é necessário comer uma quantidade maior do que aquela que você costuma comer. E depois que seu corpo se acostumar, você pode acrescentar 1 ou 2 horas a mais em jejum.

Posts Relacionados:
Entenda Como o Jejum Intermitente Queima Gordura
Entenda Como o Jejum Intermitente Queima Gordura

Será que Jejum Intermitente queima GORDURA mesmo? Sim! Após anos de muitas pesquisas tenho a honesta opinião, que não existe Leia mais...

Como Preparar o Corpo Para o Jejum Intermitente?
como preparar o corpo para o jejum

Qualquer pessoa que deseja introduzir o jejum em sua rotina precisa compreender que preparar o corpo para o jejum é Leia mais...

Como Fazer o Jejum Intermitente Para Emagrecer?
como fazer o jejum para emagrecer

Por causa da sua capacidade em promover um equilíbrio hormonal em nosso corpo, o jejum intermitente é uma excelente estratégia Leia mais...