Jejum Intermitente: ūüćĹ O Que Voc√™ ūüĎá Precisa Saber Para Come√ßar!

sponsored

Ol√°, tudo bem? Nesse artigo vou lhe explicar quem pode praticar jejum intermitente e algumas orienta√ß√Ķes de como come√ßar.

Por experi√™ncia pessoal e muitas pesquisas indexadas, afirmo que, esse tal do “Jejum Intermitente” funciona mesmo! Jejuar n√£o √© f√°cil no come√ßo.

sponsored

Contudo, em minha opini√£o – se voc√™ pode –¬† vale muito a pena praticar porque depois que seu corpo se acostumar, n√£o existe NADA mais PODEROSO do que o incr√≠vel Jejum Intermitente combinado com uma BOA ALIMENTA√á√ÉO.

Todos os dias milhares de pessoas navegam pela internet a procura de alguma coisa “milagrosa” que fa√ßa com que elas percam o excesso de peso no menor tempo poss√≠vel e sem exigir qualquer esfor√ßo. Afinal, o que tem de errado em querer perder uns quilos e continuar comendo aqueles produtinhos industrializados todos os dias da semana, n√£o √© mesmo?

Bom, se essa √© a vida que voc√™ deseja levar, siga em frente, op√ß√Ķes n√£o faltam; voc√™ pode escolher desde ch√°s e receitas mais caseiras, at√© c√°psulas, tratamentos est√©ticos e cirurgias que te prometem o corpo dos seus sonhos por um precinho insignificante.

Eu, não estou alegando que esses métodos não funcionem, alguns até funcionam e você consegue perder um pouco de peso, mas ao mesmo tempo, VOCÊ também acaba se tornando uma refém. Já pensou nisso?

Quero dizer: No momento que abandonar o uso da c√°psula, ou, n√£o puder mais pagar por uma sess√£o de est√©tica, por exemplo. O que ser√° de voc√™? Ser√° necess√°rio aceitar que voltar√° a engordar at√© encontrar um “novo m√©todo” que lhe prometa os mesmos resultados milagrosos?

Sabe por que nenhuma dessas alternativas podem ser consideradas solu√ß√Ķes definitivas? O motivo √© que elas n√£o s√£o capazes de tocar na raiz do problema e acabar de vez com a obesidade, a quest√£o √© o controle dos horm√īnios do seu corpo.

Veja bem, o excesso de peso est√° relacionado a uma produ√ß√£o de horm√īnios que favorecem esse cen√°rio onde o corpo s√≥ estoca mais gordura a cada dia que passa, e essa produ√ß√£o de horm√īnios s√≥ pode ser alterada se voc√™ fizer duas coisas:

  1. Manter uma alimentação saudável, com comida de verdade, que nutre seu corpo!
  2. Realizar menos refei√ß√Ķes por dia e comer apenas quando sentir “fome de verdade”.

E adivinha s√≥ qual √© o √ļnico m√©todo capaz de proporcionar um equil√≠brio hormonal para que seu corpo queime gordura e se mantenha para sempre no peso ideal? Ele mesmo, o jejum!

E o mais interessante, é que o jejum é gratuito e está sempre a sua disposição, podendo ser aplicado sempre que você considerar necessário. Aliás, se você deseja se manter no peso ideal e ser uma pessoa saudável, mantenha o jejum intermitente como parte comum da sua rotina.

Se você chegou até aqui, deve ter ficado muito interessada, mas, agora está cheia de perguntas a respeito do jejum e nós vamos te ajudar com isso tudo bem? Depois de terminar a leitura você já poderá introduzir o jejum em sua vida.

O que é Jejum Intermitente?

Jejuar é um ato voluntário onde uma pessoa fica sem comer por algum tempo. O jejum intermitente é um modelo curto de jejum que pode durar de 14 à 36 horas.

Quando você coloca o seu corpo no estado de jejum, a insulina fica baixa e isso permite que o seu corpo acesse a gordura armazenada, e sempre que você faz uma refeição, a produção de insulina aumenta, impedindo que o seu corpo continue queimando a gordura.Ou seja, se você ficar comendo o tempo todo, o seu corpo vai estar sempre armazenando mais e mais gordura, e nunca terá a chance de queimar o excesso. Agora você consegue entender por que não existe nada mais eficiente que o jejum?

Resumidamente, se o seu desejo é perder peso, deve entender que seu objetivo é manter a insulina baixa durante a maior parte do dia e para isso, basta ficar sem comer por 14 horas ou mais (sendo que o corpo só entra no estado de jejum a partir de 12 horas).

Para te ajudar vamos deixar aqui uma orientação básica para que você possa aplicar o jejum imediatamente se assim desejar. Vamos lá!

1¬ļ- Voc√™ pode jejuar?

Antes de querer colocar o jejum em pr√°tica, √© importante voc√™ saber que o acompanhamento m√©dico √© indispens√°vel, e mesmo sabendo que o jejum √© uma pr√°tica saud√°vel, ele n√£o √© indicado para pessoas que estejam em qualquer uma das seguintes situa√ß√Ķes:

  • Querendo engravidar, gr√°vida ou lactante
  • Infec√ß√Ķes cr√īnicas graves
  • Crian√ßa ou Adolescente
  • Pessoa Muito Idosa
  • Fadiga cr√īnica
  • Faz tratamento com rem√©dios
  • Esteja estressado (a)
  • Problemas com sono
  • Fadiga adrenal
  • Desequil√≠brios hormonais
  • Inflama√ß√Ķes e/ou infec√ß√Ķes no estomago
  • Dist√ļrbios alimentares (anorexia ou bulimia)

Caso você não se enquadre em nenhum dos casos acima, já conversou com seu médico e foi liberado(a), poderá praticar o jejum normalmente.

Obs.: Provavelmente voc√™ pode jejuar, mas pode precisar de supervis√£o m√©dica, nessas condi√ß√Ķes:

  • Se voc√™ tem diabetes mellitus – tipo 1 ou tipo 2 .
  • Se voc√™ toma medicamentos prescritos.
  • Se voc√™ tem gota ou alto teor de √°cido √ļrico.
  • Se voc√™ tiver alguma condi√ß√£o m√©dica s√©ria, como doen√ßa hep√°tica, renal ou card√≠aca.

2¬ļ- Mude Sua Alimenta√ß√£o

O seu desejo de perder peso deve ser maior e mais forte do que a sua vontade por comida industrializada, senão, ao tentar aplicar o jejum, tudo vai ficar mais difícil e o resultado será mais demorado, e tudo isso sem necessidade não é?

N√£o precisa ser radical, mas evite ao m√°ximo os carboidratos refinados e alimentos processados como: p√£es, salgados, massas, leite, biscoitos, refrigerantes, sorvetes, comida congelada, doces, entre outros.

Al√©m disso, assim que poss√≠vel, recomendamos que voc√™ deixe tamb√©m de consumir qualquer produto que contenha gl√ļten (subst√Ęncia altamente inflamat√≥ria) que faz voc√™ engordar, causa infertilidade e problemas de acne, etc.

Inclua sem medo todo tipo de vegetais em todas as refei√ß√Ķes, boas fontes de gordura como: azeite extra virgem, √≥leo de coco, manteiga, banha de porco, carnes que n√£o foram processadas, frutas com modera√ß√£o e abuse da √°gua durante todo o dia!

3¬ļ- Comece a Praticar

Depois que você estiver seguindo uma alimentação mais nutritiva por mais de 4 semanas, você já pode inserir o jejum em sua rotina, comece com o período mais curto de 14 horas seguidas sem comer.

Para facilitar sua vida, sugerimos que você pule o jantar e use sua noite de sono como parte do jejum, assim você só ficaria sem comer durante 6 horas enquanto estiver acordada.

Quando for quebrar o jejum, não é necessário comer uma quantidade maior do que aquela que você costuma comer. E depois que seu corpo se acostumar, você pode acrescentar 1 ou 2 horas a mais em jejum.

Posts Relacionados:
Entenda Como o Jejum Intermitente Queima Gordura
Entenda Como o Jejum Intermitente Queima Gordura

Será que Jejum Intermitente queima GORDURA mesmo? Sim! Após anos de muitas pesquisas tenho a honesta opinião, que não existe Leia mais...

Como Preparar o Corpo Para o Jejum Intermitente?
como preparar o corpo para o jejum

Qualquer pessoa que deseja introduzir o jejum em sua rotina precisa compreender que preparar o corpo para o jejum é Leia mais...

Como Fazer o Jejum Intermitente Para Emagrecer?
como fazer o jejum para emagrecer

Por causa da sua capacidade em promover um equilíbrio hormonal em nosso corpo, o jejum intermitente é uma excelente estratégia Leia mais...