Cerca de 62 milhões de brasileiros estão negativados e muitos destes recorrem ao empréstimo. Mas será que empréstimo para negativados é uma boa opção?
Estar negativado é uma situação delicada pela qual ninguém deseja passar. sponsored
Sabemos que imprevistos acontecem na vida de qualquer pessoa. Se você está negativado, precisando de uma grana urgente e deseja obtê-lo através de empréstimo, saiba que infelizmente você pode ter que pagar bem mais caro.
Isso porque os bancos e financeiras usam critérios muito rigorosos para conceder crédito e quando concedem para negativados, os juros são altíssimos porque essas instituições entendem que o risco de não receberem é muito grande, já que a pessoa possui dívidas.
O que é empréstimo?
É um contrato que uma pessoa faz com uma instituição financeira para receber uma quantia em dinheiro que deverá ser devolvida no prazo estipulado acrescida de juros e encargos.
Os bancos e financeiras possuem seus próprios critérios de avaliação para concessão do crédito, e não há limite para taxa de juros que é cobrado por eles.
No entanto, o cliente tem a opção de pagar antecipadamente, o que torna possível obter uma redução proporcional dos juros, e as condições da antecipação devem ser informadas antes de assinar o contrato.
Antes de fechar o contrato, exija que o banco ou financeira, informem o Custo Efetivo Total (CET), calculo que revela o custo total das despesas do empréstimo, para você saber se fez a melhor escolha.
Quando devo solicitar empréstimo?
É muito importante antes de solicitar o empréstimo, que você avalie suas condições para saber se poderá se comprometer a pagá-lo dentro do prazo estipulado.
Do contrário, aquilo que poderia ser sua “solução” poderá na verdade, fazer você se afundar ainda mais em dívidas.
Cuidados ao Solicitar Empréstimo
- Pesquise as taxas de juros e condições oferecidas por diversas instituições.
- Procure saber se a instituição financeira está autorizada a funcionar pelo Banco Central e, no caso dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, se a instituição está conveniada com o INSS.
- Não aceite a intermediação de pessoas com promessas de acelerar o crédito.
- Nunca forneça o cartão magnético ou a senha do banco a terceiros.
- Lembre-se que o empréstimo é uma dívida que pode afetar a administração da renda pessoal e familiar, pois compromete boa parte dos rendimentos mensais.
Conclusão
Na maioria das vezes as pessoas que contraem um empréstimo não conseguem pagá-lo por conta dos altos juros que ultrapassam até os do cartão de crédito, isso prova que o empréstimo nem sempre é a solução.
Procure encontrar a raiz do problema, se você possui uma ou mais dívidas, que tal negociar e dividir em pequenas parcelas?
Você pode conseguir bons descontos e com isso, retomar o controle financeiro, e se depois precisar de empréstimo, não terá que pagar juros tão altos.
Obrigado pela leitura! 🙂 Espero que tenha gostado desse artigo. Escolha outro abaixo para ler… ⤵