Cartão de Crédito 💳 negado? Descubra os possíveis motivos e aprenda o que fazer

advertising

Conseguir um cartão de crédito é o desejo de muitas pessoas, todavia, são poucas as que entendem como ele realmente funciona e que estão preparadas para utilizá-lo.

Talvez por isso, muitas não conseguem ser aprovadas e ficam perdidas sem saber o que podem fazer para mudar este cenário, e finalmente ser aprovado(a) no cartão de crédito.

Pensando nisso, vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre este produto financeiro, apontar alguns dos principais motivos que fizeram seu pedido ser negado e também daremos dicas do que poderá ser feito para melhorar suas chances de aprovação numa próxima tentativa.

advertising

1º Entenda o produto:

O cartão de crédito é um tipo de empréstimo cujo limite é determinado de acordo com o seu perfil financeiro.

O valor liberado é o que o emissor acredita que você será capaz de administrar sem causar prejuízos à instituição ou a sua vida financeira.

Apesar de oferecer o cartão de crédito, nenhuma instituição é obrigada a conceder o cartão a todos que solicitarem, podendo limitar o crédito a um determinado perfil de clientes que desejam conquistar.

advertising

E como cada instituição financeira busca um tipo de cliente diferente e usa critérios específicos para selecioná-los, não há como saber exatamente o que falta em cada perfil para que seja aprovado. 

Sendo assim, caso você não se enquadre no perfil de clientes que a instituição busca conquistar, é provável que o cartão não seja liberado para você.

Fique sabendo:

Você sabia que é muito mais fácil conseguir o cartão de crédito numa instituição onde você já possui um histórico de relacionamento?

Por esse motivo recomendamos que você abra uma conta e faça movimentações, além de usufruir de todos os serviços que estiverem à sua disposição para permitir que o banco conheça-o melhor.

advertising

2º Escolha o cartão certo:

Visando atender aos mais diversos tipos de clientes em diferentes níveis financeiros, é comum que as instituições possuam uma vasta opção de cartões de crédito.

Dentre todos os cartões que estarão disponíveis o correto seria comparar e escolher aquele que mais se adequa ao seu perfil como possível cliente.

O erro que a maioria comete e que você deverá evitar é o de escolher um cartão que esteja fora da sua realidade financeira do contrário, seu pedido não será aceito.

Por isso é indispensável avaliar cada detalhe do cartão antes mesmo de selecioná-lo para saber por exemplo, se você possui uma renda compatível com a exigida pelo banco.

Se mesmo escolhendo o cartão mais adequado ao seu perfil o seu pedido ainda for negado, considere e avalie os motivos abaixo e trabalhe em cada um deles antes de tentar outro cartão novamente.

advertising

Motivos que te impedem de conseguir um cartão de crédito:

1º Dados incorretos ou falta de documentação:

Qualquer falha relacionada ao envio dos seus dados ou documentação solicitada durante o cadastro poderá contribuir para que o seu pedido seja negado mesmo que você esteja com nome limpo.
Ao receber sua proposta o emissor do cartão fará uma revisão detalhada das informações e se encontrar algo divergente ou incompleto seu pedido correrá o risco de ser cancelado no mesmo instante. Por esse motivo é tão importante preencher seu pedido com total atenção.
Lembrando que cada instituição financeira possui um processo de cadastro diferente que deverá ser respeitado pelo cliente se quiser ter a chance de ser aprovado.
advertising

O que fazer neste caso?

  1. Envie todos os documentos solicitados
  2. Preencha a proposta com cuidado
  3. Não minta sobre sua renda nem omita qualquer tipo de informação
  4. Atualize seus dados nos serviços de proteção ao crédito
Além das informações solicitadas durante o cadastro para obter o cartão, é importante pensar a respeito dos seus dados nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e SERASA.
Acredite, se os dados nestes sites estiverem desatualizados isso poderá lhe prejudicar.
Para atualizar seus dados junto ao SPC e SERASA basta acessar o site oficial de cada um deles e modificar as informações.
advertising

2º Nome sujo no SPC ou Serasa:

Estar com restrições em seu nome poderá impedir seu acesso ao crédito, uma vez que este tipo de contrato exige um relacionamento confiável de ambas as partes já que se trata de pegar “dinheiro emprestado” e as dívidas sugerem que o cliente não será capaz de assumir novos compromissos financeiros aumentando o risco do banco ficar no prejuízo.

O que fazer neste caso?

Entre em contato com o credor e faça um acordo para quitar sua dívida, mesmo aquelas que já caducaram! Qualquer dívida não quitada por mais antiga que seja poderá te impedir de conseguir o crédito.

advertising

3º Sem histórico financeiro:

Não possuir qualquer informação sobre sua vida financeira pode ser tão ruim quanto não ter um “bom histórico” porque para as instituições financeiras é como se você não existisse e assim como ninguém gosta de emprestar dinheiro para quem não é confiável, também não gostamos de emprestar para aqueles a quem não conhecemos.

As pessoas que não possuem histórico financeiro normalmente são aquelas que se enquadram em alguma dessas categorias:

  • Menor de 21 anos;
  • Iniciando a vida profissional;
  • Emprego recente;
  • Renda baixa ou incerta;
  • Apenas estudante;
  • Não possui renda própria (depende de outros);

O que fazer neste caso?

  1. Registre contas de consumo como água, luz, telefone em seu nome
  2. Crie contas em bancos que não cobram taxas e faça movimentações
  3. Peça nota fiscal paulista em seu CPF
advertising

4º Histórico de consulta:

Você sabia que é possível descobrir quantas vezes você já tentou conseguir crédito? Os serviços de proteção ao crédito possuem um histórico de consulta em cada CPF, através dele é possível descobrir todas as empresas que realizam consulta em seu nome, dessa forma dá pra saber a “sede” do consumidor em conseguir crédito.

O que fazer neste caso?

  1. Vá até um posto de atendimento do SCPC ou Serasa e pedir a limpeza do histórico de consulta.
  2. Não saia por aí pedindo vários cartões pois cada consulta ficará registrada em seu CPF.
advertising

5º Pagar contas com atraso:

Pagar as contas com atraso pode lhe prejudicar na hora de conseguir crédito uma vez que as empresas compartilham essas informações com órgãos de proteção ao crédito para que e as instituições financeiras possam verificar seu perfil de pagador.

O que fazer neste caso?

  1. Pague suas contas em dia e se possível até antes do vencimento.
  2. Abra o seu cadastro positivo para melhorar um histórico financeiro.

Existem outros motivos que podem contribuir para que o crédito seja negado, mas nós esperamos que os motivos citados acima possam lhe ajudar a entender o que você pode fazer para aumentar suas chances de conseguir um cartão de crédito na próxima tentativa.

 

🙂 Espero que tenha gostado desse artigo. Escolha outro abaixo para ler.