Cadastro Positivo, o Que é? 🤔 E Como Funciona?

Todos nós em algum momento na vida tivemos nossos nomes manchados por conta de uma dívida, e sabemos o quanto isso atrapalha quando precisamos de crédito.

Os bancos/financeiras e lojas não querem dar crédito a uma pessoa que tem grandes chances de nunca pagá-los.

Mas existem muitas pessoas que apesar de possuírem dívidas são bons pagadores, mas como provar isso?

É para isso que em 2013 foi criado o CADASTRO POSITIVO, que até então não era obrigatório, mas que pode mudar a vida de quem deseja conseguir crédito.

 

O QUE É CADASTRO POSITIVO?

Basicamente, ele é um registro completo que demonstra como você paga suas contas. Isso inclui contas de água, luz, internet, telefone, carnês, empréstimos, entre outros.

Mesmo estando negativado é possível aderir ao cadastro positivo, o que poderia ajudar a provar que aquela dívida foi apenas um imprevisto.  

COMO FUNCIONA?

Ao aderir o cadastro positivo, você permite que suas informações de compra sejam enviadas ao banco de dados de sites como SPC e Serasa.

A partir do envio desses dados, suas contas pagas começam a ser registradas gerando um histórico positivo sobre você.

Isso vai te proporcionar maiores chances de obter crédito no mercado, além da possibilidade de conseguir juros mais baixos, taxas menores e facilidades para negociar dívidas.  

Curiosidade:

Você sabia que o Cadastro Positivo pode aumentar o seu Score? E aumentando seu Score você tem mais chances de conseguir aquele cartão de crédito que tanto deseja.  

Conclusão:

Ser reconhecido apenas por suas dívidas não é legal, a vida nem sempre é fácil e por diversos motivos muitas pessoas acabam sujando seu nome e entrando para a lista dos devedores.

Estar negativado não significa que a pessoa não consegue mais honrar seus compromissos financeiros.

Será que o cadastro positivo pode mesmo ajudar negativados conseguirem crédito?

Por outro lado, essa questão do Cadastro Positivo tem recebido críticas dos mais conservadores que acusam disso ser mais um meio de retirar a privacidade das pessoas.

Recomendamos que você pesquise mais sobre o assunto, ouça várias partes e decida qual é sua opinião depois de analisar mais sobre o Cadastro Positivo.

Gostou do que a corujinha Webiven te ensinou? Então, avalie esse artigo!